Curso de Artroscopia

O curso teórico-prático visa introduzir de forma objetiva e organizada as rotinas dos principais procedimentos de joelho e ombro realizados por artroscopia, bem como suas noções básicas. São apenas 10 alunos na turma. Esta exclusividade facilita muito a transmissão de conhecimento do professor para os alunos, aumentado a qualidade da interação na turma e o aproveitamento de cada aluno. A parte prática será realizada utilizando simulador de realidade virtual, que possibilita a aquisição de habilidades básicas, tanto psicomotoras quanto cognitivas, e a realização de procedimentos diagnósticos e intervencionistas tanto de ombro quanto de joelho.

Dias 09 de Novembro de 2018 e 10 de Novembro de 2018

Introdução à Broncoscopia - WABIP

O curso teórico-prático visa introduzir de forma objetiva e organizada as principais rotinas broncoscópicas, bem como seus princípios fundamentais. Segue as orientações da World Association of Bronchoscopy and Interventional Pneumology (WABIP). A parte prática utiliza simulador de realidade virtual, que possibilita a aquisição de habilidades básicas, tanto psicomotoras quanto cognitivas, como por exemplo, coordenar movimentos e manipulação adequada do broncoscópio. OBJETIVOS: - Aprimorar as habilidades de coordenação olho-mão; - Adquirir habilidades básicas de manobras em endoscopia respiratória; - Melhorar a percepção tridimensional; - Adquirir familiaridade com a anatomia brônquica e realizar a identificação correta de cada segmento; - Praticar passo-a-passo a realização de procedimentos envolvendo Lavado Broncoalveolar, uso de pinças , fórceps, escova citológica e aspiração transbrônquica.

Dias 12 de Abril e 13 de Abril

Curso de Ultrassonografia do Sistema Musculoesquelético (POINT OF CARE): Anatomia, Técnica de exame e Hands-on

Aulas teóricas de anatomia e técnica de exame ultrassonográfico das principais articulações do sistema musculoesquelético seguidas de demonstração prática em modelo. Atividade prática (hands-on) em modelos com supervisão do coordenador. Entre os objetivos do curso estão: ● Reconhecimento ultrassonográfico da anatomia das principais articulações; ● Treinar habilidades práticas, fornecendo as ferramentas necessárias para identificação e interpretação dos achados ultrassonográficos; ● Reconhecer os principais reparos anatômicos e manobras para realização do estudo focado bem como intervenção diagnóstica e terapêutica; ● Garantir aos médicos formação básica necessária para utilização do ultrassom para estudo focado e procedimentos guiados; e ● Treinar Habilidades em Simuladores de Realidade Virtual.

Dias 24 de Maio e 25 de Maio

Curso Avançado de Nós, Sutura e Anastomose

O curso teórico-prático para enfrentamento de situações complexas visa introduzir de forma objetiva e organizada as principais rotinas realizadas por videolaparoscopia e treinamento avançado de nós, sutura e anastomose. São apenas 10 alunos na turma. Esta exclusividade facilita muito a transmissão de conhecimento do professor para os alunos, aumentado a qualidade da interação na turma e o aproveitamento de cada aluno. A parte prática será realizada utilizando modernos simuladores de realidade virtual e caixas brancas, que possibilitam a aquisição de habilidades básicas, tanto psicomotoras quanto cognitivas, como por exemplo, ter noção de profundidade, coordenar movimentos e compreender o efeito fulcro.

Dias 01 de Junho e 30 de Dezembro e Informe-se sobre datas de de

Introdução à Artroscopia - Intensivo

Visando desenvolver as principais habilidades necessárias para a prática de Cirurgia Artroscópica, o treinamento em modo intensivo utiliza modernos simuladores de realidade virtual, que possibilitam a aquisição de competências básicas dos Fundamentos de Artroscopia. O Programa baseia-se no princípio de que as habilidades cirúrgicas básicas são melhores desenvolvidas sequencialmente e que a proficiência avançada deve basear-se na conclusão bem-sucedida de um currículo de habilidades básicas. O módulo FAST contém seis programas didáticos, sendo Princípios Básicos da Artroscopia, Habilidades Básicas de Triangulação, Artroscopia Intervencionista Básica, Âncoras de sutura, Amarração de nó artroscópico, seguido de atividades práticas no simulador.

Artroscopia de Joelho - Diagnóstico - Intensivo

Visando desenvolver as principais habilidades necessárias para a prática de Cirurgia Artroscópica, o treinamento em modo intensivo utiliza modernos simuladores de realidade virtual, que possibilitam a aquisição de competências básicas em Artroscopia de Joelho. O programa inclui tarefas para exercitar gradualmente o exame diagnóstico da articulação, para maior compreensão da anatomia saudável, aquisição de habilidades de orientação, experiência em atingir diferentes áreas através da manipulação do joelho (extensão / flexão, varo / valgo) e familiarização profunda da aparência e do comportamento físico de estruturas saudáveis do joelho. Casos Patológicos incluem lágrimas e anormalidades no menisco e ruptura do LCA.

Artroscopia de Ombro – Diagnóstico - Intensivo

Visando desenvolver as principais habilidades necessárias para a prática de Cirurgia Artroscópica, o treinamento em modo intensivo utiliza modernos simuladores de realidade virtual, que possibilitam a aquisição de competências básicas em Artroscopia de Ombro. O programa inclui tarefas que permitem a prática em diferentes posições, como cadeira de praia e decúbito lateral, tanto na articulação glenoumeral como no espaço subacromial, permitindo exame visual, de sonda e diagnóstico de Casos Patológicos.

Curso de Inverno - Introdução à Ultrassonografia

Este treinamento oferece atividades de aprimoramento de habilidades no uso do ultrassom, fornecendo treinamento fundamental para habilidades e capacidades básicas de ultrassonografia. O treinamento é dividido em um módulo teórico sobre os fundamentos de ultrassonografia, além de atividades práticas de coordenação olho e mão, básica e avançada, e manipulação dos controles de imagem do ultrassom.

Sigmoidoscopia Flexível - Intensivo

Visando desenvolver as principais habilidades necessárias para a prática de procedimentos endoscópicos, o treinamento em modo intensivo utiliza modernos simuladores de realidade virtual, que possibilitam a aquisição de competências em sigmoidoscopia flexível, aumentando a conscientização sobre as indicações de rastreamento do câncer de cólon. O módulo consiste em casos com anatomias e anormalidades variadas, para reconhecer várias patologias comuns e realizar biópsias quando indicado.

Colonoscopia Módulo I - Intensivo

Visando desenvolver as principais habilidades necessárias para a prática de procedimentos endoscópicos, o treinamento em modo intensivo utiliza modernos simuladores de realidade virtual, que possibilitam a aquisição de competências em colonoscopia diagnóstica. Esse módulo permite a avaliação completa do trato gastrointestinal inferior com um autêntico vídeoendoscópio de visualização frontal. Com 10 pacientes virtuais, os alunos se deparam com situações reais, como o looping intestinal e anatomias complexas do cólon, e precisam praticar procedimentos clínicos, como biópsia e polipectomia.