Como nossos cursos para médicos usando simuladores com realidade virtual são validados?
O treinamento médico é uma área onde a validação das técnicas utilizadas é de extrema importância. Com o surgimento dos simuladores de realidade virtual, uma nova era se abriu para a educação médica. No entanto, é fundamental garantir que essas tecnologias sejam validadas cientificamente para que possam ser confiáveis e eficazes na formação dos futuros profissionais de saúde. Neste artigo, vamos explorar como o treinamento médico com simuladores de realidade virtual é validado por meio de pesquisas científicas.
A simulação já é usada no ensino médico há mais de 60 anos, quando Asmund Laerdal desenvolveu a manequim Annie que permitia o treinamento em ressuscitação cardiopulmonar. Desde então, as técnicas de treinamento se desenvolveram, incorporaram novas tecnologias e englobaram diferentes procedimentos médicos.
O treinamento simulado revolucionou o ensino médico permitindo uma ponte entre o treinamento teórico e a prática direta com pacientes. Diversas competências podem ser aprimoradas com esse processo ao melhorar as habilidades cognitivas e motoras do profissional.
Para que tais processos de aprendizagem sejam eficazes, é importante que o programa seja baseado em teorias bem estabelecidas na literatura médica como o aumento progressivo da dificuldade dos exercícios em que se desenvolve inicialmente habilidades básicas e posteriormente se progride para procedimentos mais complexos (Nácul et al., 2015). No caso da videolaparoscopia, por exemplo, em um primeiro estágio, o procedimento deve ser dividido em etapas e cada habilidade é treinada individualmente como noção de profundidade, coordenação de movimentos e compreensão do efeito fulcro (Nisky et al, 2012).
Dessa forma, é importante que essas práticas sejam elaboradas de acordo com métodos que tenham base científica e que apresentem validação clínica, ou seja, análises demonstrem uma experiência de treinamento melhor ou igual às metodologias atualmente vigentes.
A validação dos simuladores de realidade virtual no treinamento médico começa com a realização de estudos de eficácia. Esses estudos são projetados para avaliar se os simuladores são capazes de fornecer um treinamento efetivo em comparação com os métodos de ensino tradicionais. Os participantes dos estudos podem ser estudantes de medicina, residentes ou profissionais de saúde em exercício. Os resultados desses estudos podem ser medidos por meio de parâmetros como a aquisição de habilidades técnicas, tomada de decisões clínicas, tempo de procedimento e satisfação dos participantes.
Abaixo, seguem 5 estudos que corroboram os currículos utilizados em nossos treinamentos:
- Estudo comparando os cenários de treinamento clínico tradicional e simulado acompanhou 42 estudantes de enfermagem que passaram por treinamento em ambiente hospitalar versus treinamento simulado. Foi constatado que o tempo efetivo em que os alunos realizavam procedimentos foi maior no ambiente simulado e resultou em maior eficiência em sua realização (menos tempo para conclusão de um número maior de procedimentos). A análise por meio da Pirâmide de Miller de aprendizado indicou que trainees em treinamento simulado passaram menos tempo nos estágios de base da pirâmide, progredindo mais rapidamente para etapas de maior retenção. Sullivan, N., Swoboda, S. M., Breymier, T., Lucas, L., Sarasnick, J., Rutherford-Hemming, T., Budhathoki, C., Kardong-Edgren, S. Emerging Evidence Toward a 2:1 Clinical to Simulation Ratio: A Study Comparing the Traditional Clinical and Simulation Settings. Clinical Simulation in Nursing 2019; 30, 34-41 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2019.03.003.
- Estudo para desenvolvimento e implantação de currículo para treinamento de laparoscopia colorretal com realidade virtual com foco primário em parâmetros de segurança e economia de movimento selecionados por 6 especialistas. Foram incluídos 14 cirurgiões em treinamento e os parâmetros pré e pós-treinamentos foram comparados. Diversos valores foram significativamente melhores após o treinamento, entre eles: tempo total para conclusão, dano a vaso sanguíneo, risco de lesão ao cólon, economia de movimento, demonstrando, assim, evidência de validação clínica entre profissionais experientes e principiantes. Wynn G, Lykoudis P, Berlingieri P. Development and implementation of a virtual reality laparoscopic colorectal training curriculum. Am J Surg. 2018 Sep;216(3):610-617. doi: 10.1016/j.amjsurg.2017.11.034. Epub 2017 Dec 12. PMID: 29268942.
- Estudo comparando resultados clínicos em 124 nefrectomias parciais laparoscópicas realizadas por residentes de urologia com ou sem treinamento simulado demonstrou que profissionais do primeiro grupo reduziram significativamente perda de sangue, tempo de isquemia e tempo de internação em comparação com o segundo grupo (sem treinamento simulado). O treinamento foi realizado no aparelho Mentor LAP Simulator e caixas brancas (“box trainers”) e incluiu módulos de habilidades básicas em laparoscopia, sutura e nefrectomia. Paludo AO, Knijnik P, Brum P, Cachoeira E, Gorgen A, Burttet L, Cabral R, Puliatti S, Rosito T, Berger M, Neto BS. Urology Residents Simulation Training Improves Clinical Outcomes in Laparoscopic Partial Nephrectomy. J Surg Educ. 2021 Sep-Oct;78(5):1725-1734. doi: 10.1016/j.jsurg.2021.03.012. Epub 2021 Apr 10. PMID: 33849788.
- Estudo randomizado para desenvolvimento de um currículo baseado em realidade virtual para apendicectomia laparoscópica utilizou o simulador LAP Mentor Simbionix a fim de determinar validação de constructo do método. O treinamento incluiu habilidades básicas videolaparosópicas e apendicectomia, avaliando os resultados registrados pelo aparelho em métricas de performance. Foram incluídos tanto profissionais experientes quanto principiantes (27 e 36 indivíduos, respectivamente). Para ambos os grupos, foi demonstrada validação de constructo na maioria dos exercícios, sendo ainda mais prevalente no treinamento procedural da apendicectomia. Sinitsky DM, Fernando B, Potts H, Lykoudis P, Hamilton G, Berlingieri P. Development of a structured virtual reality curriculum for laparoscopic appendicectomy. The American Journal of Surgery, 2020; 219(4), 613-621, ISSN 0002-9610; https://doi.org/10.1016/j.amjsurg.2019.04.020.
- Revisão sistemática de estudos randomizados sobre a eficácia do treinamento com simulação com realidade virtual em videolaparoscopia utilizou 12 estudos com um total de 241 participantes e sugere redução de 17 a 50% no tempo de operação em humanos após o treinamento com VR. Simuladores que tinham a opção de procedimentos completos tiveram impacto maior nos resultados. O treinamento teve efeitos significativos também na diminuição de erros cometidos. Os autores indicam clara superioridade do treinamento com VR versus treinamento tradicional em que o trainee realiza seu primeiro procedimento após observar e assistir colegas, sem treinamento prático efetivo. Larsen CR, Oestergaard J, Ottesen BS, Soerensen JL. The efficacy of virtual reality simulation training in laparoscopy: a systematic review of randomized trials. Acta Obstet Gynecol Scand. 2012 Sep; 91(9):1015-28. doi: 10.1111/j.1600-0412.2012.01482.x. Epub 2012 Jul 24. PMID: 22693954.
Referências:
Nácul, M. P., Cavazzola, L. T., & Melo, M. C. de. Current status of residency training in laparoscopic surgery in Brazil: A Critical review. 2015; 28(1), 81–85. Arquivos Brasileiros De Cirurgia Digestiva (São Paulo) https://doi.org/10.1590/S0102-67202015000100020
Nisky, I., Huang, F., Milstein, A., Pugh, C.M., Mussa-Ivaldi, F.A., Karniel, A. Perception of stiffness in laparoscopy – the fulcrum effect. Studies in Health technology and informatics. 2012; 173: 313-9. Patil NG, Cheng SW, Wong J. Surgical competence. World Journal of Surgery 2003; 27:943-947 Venha fazer um teste drive em nossos simuladores. Experimente e comprove a eficiência do treinamento em simuladores. Agende um teste de 1hora totalmente gratuito. Agende seu teste abaixo, em São Paulo ou Porto Alegre:
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