O treinamento médico continuado é vital para cirurgiões em geral. Desde a residência até os cursos de atualização, é fundamental que os profissionais aprimorem suas habilidades, especialmente em técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia. Esses treinamentos aumentam a segurança e confiança dos cirurgiões, resultando em melhores desfechos para os pacientes, com menos riscos e recuperação mais rápida.
A prática em simuladores também fortalece a tomada de decisões em tempo real, garantindo atendimento de alta qualidade.
6 motivos para o treinamento continuado de cirurgiões em simuladores:
1 - Warm-up cirúrgico
O aquecimento ou warm-up consiste em realizar atividades específicas para preparar os músculos, a mente e a coordenação do cirurgião antes de executar a operação, o que auxilia na redução de erros, prevenção de lesões, melhoria da eficiência da equipe e aumento da confiança do cirurgião. É uma prática que, apesar de ainda pouco estabelecida, pode trazer muitos benefícios para o profissional e para o paciente. (Surg Endosc.2015 Jun ;29(6):1259-69. doi:10.1007/s00464-014-3811-4)
2 - Ambiente de aprendizado seguro e controlado
Os simuladores de RV fornecem um ambiente de aprendizado seguro e controlado, onde médicos podem praticar técnicas de Laparoscopia sem o risco de prejuízo aos pacientes. Isso é especialmente importante nos estágios iniciais de aprendizado, no qual os alunos podem ainda não ter as habilidades necessárias para realizar videocirurgias em pacientes reais.
3 - Treinamento realista
Os simuladores de RV podem fornecer uma experiência de treinamento realista que reproduz de perto o procedimento de laparoscopia em pacientes, com casos e variações anatômicas semelhantes à realidade. Isso pode ajudar médicos a se prepararem para as diferentes possibilidades em videocirurgias na prática médica. (Buckley CE, Nugent E, Ryan D, et al. (2012) Virtual Reality – A New Era in Surgical Training. Virtual Reality in Psychological, Medical and Pedagogical Applications. InTech. DOI: 10.5772/46415)
4 - Repetições ilimitadas
O risco de ocorrências indesejadas é significativamente reduzido com o aumento do número de repetições de um procedimento, especialmente em cirurgia laparoscópica que possui uma curva de aprendizagem alta. Os simuladores de RV permitem que os médicos refaçam os procedimentos quantas vezes for necessário até que alcancem uma grande taxa de sucesso e reprodutibilidade. (Bennett CL, Stryker SJ, Ferreira MR, Adams J, Beart RW. The Learning Curve for Laparoscopic Colorectal Surgery: Preliminary Results From a Prospective Analysis of 1194 Laparoscopic-Assisted Colectomies. Arch Surg. 1997;132(1):41–44. doi:10.1001/archsurg.1997.01430250043009)
5 - Custo-benefício
Os métodos tradicionais de treinamento em videocirurgias podem ser caros, e a tecnologia permite mitigar esse problema. Os simuladores de RV são uma solução mais econômica ao eliminar os gastos com equipamentos e modelos animais.
6 - Feedback imediato
Os simuladores de RV fornecem feedback imediato do desempenho nos procedimentos realizados, permitindo que médicos ajustem sua técnica laparoscópica ao longo do treinamento e melhorem suas habilidades em tempo real. Isso pode levar a uma curva de aprendizado mais rápida e a um melhor desempenho geral.
Pensando no treinamento continuado, oferecemos o programas personalizados, como o Curso de Extensão em Videolaparoscopia, focado na educação continuada para cirurgiões, especialmente médicos residentes e ex-alunos. O programa completo, possui aulas teóricas, prática individualizada e tutoria de 2 horas com o coordenador médico especializado. para o aprimoramento de técnicas de laparoscopia.
A flexibilidade do horário facilita a adaptação à rotina de cada profissional, proporcionando um treinamento individualizado e contínuo para o desenvolvimento de habilidades cirúrgicas.
Ainda tem dúvidas sobre treinar cirurgia em simuladores?
Agende uma aula prática experimental gratuita. Escolha a unidade de treinamento e agende agora mesmo o seu horário:
Comentários