Nesta época do ano, a campanha Novembro Azul ganha força em todo o país com orientações de saúde para o público masculino. A iniciativa é dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo carcinoma mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) estimam o total de 71.730 novos casos previstos de câncer de próstata no Brasil para o triênio de 2023 a 2025. Mundialmente, o câncer de próstata é o quarto mais frequente entre o total de casos de câncer.
Atualmente, a única forma de potencializar a cura da doença é o diagnóstico precoce e a adoção de hábitos de vida saudáveis. Por isso, é fundamental que cada vez mais empresas e instituições se empenhem em divulgar a campanha entre seu público alvo para que novas pessoas sejam conscientizadas.
O Instituto Simutec apoia esta causa e utiliza seus espaços de comunicação, como este blog, para orientar alunos, médicos, especialistas da saúde e os leitores em geral sobre este assunto.
Vale destacar que a orientação do Ministério da Saúde é que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou de 50 anos sem fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal e outros procedimentos, que permitem ao médico avaliar alterações da próstata.
Quais são os fatores de risco do câncer de próstata?
• Histórico familiar de câncer de próstata;
• Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• Idade acima de 45 anos;
• Obesidade.
Quais são os sintomas?
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Por este motivo, os exames preventivos são tão importantes para combater o avanço do problema. Geralmente, quando os primeiros sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Na fase avançada, as queixas mais comuns entre os homens costumam ser:
• Dor óssea;
• Dores ao urinar;
• Vontade de urinar com frequência;
• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Sobre o Novembro Azul
Muita gente não sabe, mas a Campanha Novembro Azul foi criada pela ONG Lado a Lado pela Vida em 2011. Todos os anos, a instituição divulga diversos materiais informativos como cartilhas ilustradas, adesivos e camisetas. O material é 100% gratuito e pode ser usado por empresas, clínicas, consultórios etc.
Neste ano de 2023, a campanha Novembro Azul tem o tema: “Por Trás do Bigode tem prevenção, cuidado, saúde e informação”. A ideia surgiu para mostrar que, com a transformação da sociedade em relação aos conceitos de masculinidade e o que é considerado “coisa de homem”, é importante desmistificar o bigode e ressaltar o que o papel do homem também é se cuidar e buscar hábitos que favoreçam a sua qualidade de vida.
Clique aqui para saber mais sobre os materiais de divulgação da campanha.
Faça a sua parte e compartilhe este conteúdo com seus pacientes, amigos e colegas de profissão!
Kommentare