Ricardo Cadam é o entrevistado desta semana do nosso blog. Residente no Hospital de Base Rio Preto, em São Paulo, ele se matriculou recentemente no Instituto Simutec para aprimorar suas habilidades na área de ultrassonografia. Durante a conversa com nossa equipe, ele ressaltou a qualidade da metodologia e dos equipamentos usados durante os treinamentos.
O médico também destacou a importância de poder treinar com o auxílio de um orientador experiente e disposto a ensinar diferentes técnicas para cada aluno, de forma 100% individualizada.
Confira a seguir!
1- Como foi sua experiência nos treinamentos do Instituto Simutec? Pode compartilhar o que mais chamou sua atenção?
Minha experiência com o treinamento do Instituto Simutec foi bem positiva. Achei as aulas dinâmicas, objetivas, didáticas e focadas no conteúdo. A parte prática eu gostei bastante, principalmente porque a orientadora estava 100% à disposição para ajudar os alunos com muita atenção e tranquilidade. Tivemos a oportunidade de treinar, errar e repetir o procedimento quantas vezes fossem necessárias e com uma pessoa por perto para auxiliar as dúvidas. Para mim, foi uma experiência muito satisfatória. Vale todo o investimento que foi feito. Logo na primeira aula já deu pra sentir a qualidade do treinamento. Superou minhas expectativas!
2- De que maneira os simuladores e as situações práticas oferecidas pelo Simutec contribuíram para sua vivência no ambiente hospitalar, especialmente para o programa de residência?
Os simuladores que o Instituto Simutec usa nos treinamentos dos alunos são bem realistas e contribuem muito para quem busca evoluir na vivência hospitalar. Com os equipamentos, nós conseguimos praticar e corrigir a técnica em um ambiente totalmente voltado para o aprendizado médico. Todos os simuladores são inovadores, modernos e excelentes para quem está se aperfeiçoando.
3- Quais habilidades específicas você acredita que aprimorou durante seu treinamento no Instituto Simutec, que certamente não teria desenvolvido de maneira tão eficaz sem a prática com simuladores?
Eu nunca tinha tido contato com a ultrassonografia e, logo no primeiro dia de treinamento, pude manusear o equipamento. Tive uma curva de conhecimento bem considerável. Claro que ainda pretendo treinar e evoluir mais, mas de imediato achei bem satisfatório ter esse contato com os simuladores. Foi importante para perder o medo, para posicionar bem as mãos, para ter firmeza na hora de manusear o aparelho... Enfim, o treinamento trouxe mais segurança.
4- Como a metodologia de aprendizado prático do Instituto Simutec influenciou sua confiança e seu desempenho durante procedimentos médicos?
Hoje eu consigo colocar em prática o que eu aprendi. Eu já tinha o conteúdo teórico, mas o que me trouxe ainda mais confiança e qualificação foi o treinamento com os simuladores. Estou no meu terceiro mês de residência no Hospital de Base e melhorei muito nesse período, principalmente na parte de diagnóstico com ultrassom. Posso dizer com convicção que o treinamento me deu segurança, além de mudar a forma como eu abordo meus pacientes e o meu cuidado com eles.
5- Na sua opinião, qual a importância dos treinamentos para a formação médica atual e futura? Você recomendaria este tipo de treinamento para outros residentes? Por quê?
A POCUS (ultrassom à beira leito) já é uma realidade nas unidades de saúde, seja para diagnóstico ou para tratamento. O médico que não se propor a treinar e buscar conhecimento nesse tipo de procedimento vai ficar ultrapassado ao longo dos próximos anos. A medicina está evoluindo e é nosso papel acompanhar tudo o que está acontecendo. Eu com certeza recomendo que as pessoas busquem o Instituto Simutec para treinar. Os cursos são completos em todos os sentidos e já é possível perceber isso desde o primeiro contato. Recomendo de olhos fechados!
Venha fazer uma aula prática experimental, totalmente gratuita.
Inscreva-se abaixo:
Comments