No Instituto Simutec, a excelência em treinamentos médicos é uma realidade e isso é comprovado pelos relatos dos alunos ao longo dos últimos dez anos.
Com ênfase em simulações realistas e dinâmicas de casos clínicos, nosso trabalho se destaca pelo pioneirismo na capacitação de profissionais de saúde.
Convidamos duas alunas do Instituto Simutec para um bate papo sobre os treinamentos oferecidos pela entidade e compartilhamos neste post a experiência positiva que cada uma teve em nossos cursos e treinamentos médicos.
Fabiana Nóbrega, 43 anos, cirurgiã geral e do trauma, 20 anos de formada.
Thais Brites, 32 anos , intensivista pediátrica, me formei na faculdade em 2015.
Confira a seguir a entrevista sobre Treinamentos Médicos
Como você conheceu o Instituto Simutec e como você descreveria a qualidade do treinamento oferecido pela instituição?
Fabiana Nóbrega: Eu conheci o Instituto Simutec durante uma busca em sites de pesquisa por oportunidades de aprimoramento em cirurgia minimamente invasiva. A qualidade do treinamento oferecido pela instituição é excepcional, destacando-se pela abordagem prática e pelo uso de tecnologias de ponta. O que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de treinar em simuladores de última geração, que reproduzem com fidelidade às situações enfrentadas em sala de cirurgia, permitindo um aprendizado imersivo e detalhado, no ritmo próprio de cada profissional.
Thais Brites: Conheci através do site de ensino continuado do HC (Hospital das Clínicas). O curso é excelente, material muito bom, manequins sensacionais.
Quais aspectos específicos do treinamento no Instituto Simutec você considerou mais úteis para a sua atuação médica?
Fabiana Nóbrega: Os exercícios práticos em videolaparoscopia, que abrangem desde procedimentos básicos até intervenções mais complexas, foram muito úteis. A oportunidade de repetir os procedimentos várias vezes e receber feedback instantâneo da interface do simulador foi crucial para aprimorar minhas habilidades técnicas.
Thais Brites: O boneco usado no treinamento virtual, com possibilidade de treinar diferentes casos, foi o mais interessante para mim. Neste boneco, em que você encosta com o probe, aparece uma imagem na televisão… Então você recebe algumas atividades, e é avaliado de acordo com sua performance. Muito interessante!
Em sua opinião, como os simuladores e as tecnologias utilizadas no Instituto Simutec contribuíram para aprimorar suas habilidades e dar mais segurança, principalmente em situações de emergência ou mais delicadas?
Fabiana Nóbrega: Os simuladores e as tecnologias utilizadas pelo Instituto Simutec desempenharam um papel fundamental no aprimoramento das minhas habilidades cirúrgicas. Eles permitiram que eu desenvolvesse maior precisão e destreza manual, além de me proporcionar uma compreensão mais profunda da anatomia humana em um contexto tridimensional, aliada a uma resposta tátil que conferem muito realismo ao procedimento simulado. Em situações de emergência ou em procedimentos mais delicados, por exemplo, essa experiência prévia em um ambiente controlado e seguro me dará mais confiança e agilidade para tomar decisões críticas.
Thais Brites: Contribuíram muito para o meu aprendizado. Me sinto mais segura para aplicar o point of care nas minhas atividades de UTI. Mesmo para pegar um CVC, que eu já fazia antes do curso, consegui aprimorar minha técnica. Achei tudo muito legal e inovador.
Como você descreveria o suporte e a infraestrutura disponíveis durante os treinamentos no Instituto Simutec?
Fabiana Nóbrega: Os equipamentos são de primeira linha. Desde o atendimento inicial até o acompanhamento no curso, a equipe sempre se mostrou disponível e comprometida com o aprendizado dos participantes. As instalações são modernas e bem equipadas, criando um ambiente propício para o desenvolvimento profissional. Existem pessoas que se sentem mais confortáveis ou necessitam de um momento sozinho, longe da pressão do julgamento de terceiros. Neste cenário, a atividade individual nos simuladores é excepcional para acelerar a curva de aprendizado
Thais Brites: O suporte não tive do que me queixar. Muito pelo contrário... A Equipe sempre se mostrou disponível a ajudar com qualquer questionamento. O Instituto tem uma infraestrutura boa.
No geral, como você avaliaria sua experiência de treinamento no Instituto Simutec e o que você diria aos médicos ou estudantes que também estão cogitando fazer um curso conosco?
Fabiana Nóbrega: Sou docente de Cirurgia Geral da Universidade Federal de Alagoas e coordenadora de um programa de Residência Médica em Cirurgia Geral. Minha experiência de treinamento no Instituto Simutec foi extremamente positiva e enriquecedora. Para médicos ou estudantes de medicina que consideram realizar um curso na instituição, eu diria que é uma oportunidade imperdível. O investimento no desenvolvimento de habilidades em cirurgia minimamente invasiva tem um retorno significativo na prática médica, melhorando não só a segurança dos procedimentos mas também os resultados para os pacientes.
Thais Brites: Eu diria que vale muito a pena o investimento,de todos os cursos que fiz de US, este foi o melhor!
Qual mensagem você gostaria de deixar pelos 10 anos do Instituto Simutec?
Fabiana Nóbrega: O Instituto Simutec oferece uma plataforma excepcional para o aprimoramento médicos, com recursos que certamente impactarão positivamente na sua formação e carreira. Uma residente do meu programa (Debora Jane) foi fazer o treinamento e dois colegas de trabalho (Amauri Clemente e Álvaro Bulhões) também foram fazer treinamento no Simutec depois que falei da minha experiência. Indiquei o curso e indicaria novamente!
Thais Brites: Parabéns ao instituto! Desejo que vocês continuem inovando, utilizando a tecnologia para o bem. Mal posso esperar pra fazer mais um curso com vocês.
Comments