UM 2022 DE MUITA SIMULAÇÃO! OS PACIENTES AGRADECEM

por Prof. Dr. Miguel Nácul

Uma série de fatores culturais, éticos, tecnológicos e históricos tem impulsionado alterações profundas no ensino da cirurgia nas últimas décadas. Não há dúvidas que vivemos na era da simulação cirúrgica como base fundamental do treinamento em cirurgia. 

A simulação cirúrgica é uma especialização da simulação médica em que alunos e profissionais são educados e treinados em intervenções cirúrgicas modernas, utilizando os mais recentes avanços em tecnologias de simuladores cirúrgicos. As simulações de cirurgia podem variar de práticas de sutura simples para um único aluno até simulações de cirurgia robótica avançada para toda uma equipe multiprofissional. 

A cirurgia tem sido uma das principais especialidades da medicina a incorporar a simulação, ao lado da anestesiologia. Isso se deve aos altos custos, tensões e riscos da cirurgia, combinados com a necessidade específica de treinar movimentos coordenados mão-olho utilizando ferramentas especializadas. A simulação demonstrou reduzir custos, erros médicos e taxas de infecção, enquanto melhora o desempenho do cirurgião e os resultados dos serviços e instituições de saúde.

Existem simuladores de cirurgia de alta fidelidade para várias especialidades como a videocirurgia, cirurgia robótica, neurocirurgia, endoscopia digestiva, pneumologia, trauma, cirurgia cardíaca, terapia intensiva, ortopedia, entre outras. Usando animação renderizada em 3D em tempo real, dispositivos de feedback tátil e a capacidade de manipular instrumentação de hardware realista, simuladores cirúrgicos de alta fidelidade foram prontamente adotados pela comunidade cirúrgica. Por exemplo, a certificação The Fundamentals of Laparoscopic Surgery (FLS) da Sociedade de Cirurgia Gastrointestinal Endoscópica (SAGES) é uma das poucas licenças de saúde que exige a demonstração de habilidades por meio da execução cronometrada de exercícios de simulação cirúrgica. 

As marcas líderes que fornecem sistemas de treinamento de simulação cirúrgica robustos incluem Simulab, CAE Healthcare, VirtaMed, 3D Systems (Simbionix), Surgical Science, OSSimTech e Medical-X, entre outros. Treinadores cirúrgicos básicos para praticar habilidades como suturar e amarrar nós, estão disponíveis em Limbs & Things, Inovus Medical e muitos outros.

Todavia, simulação expressa um conceito que envolve não somente o simulador. A simulação é uma construção pedagógica que necessita conhecimento específico docente, construção curricular, estrutura e espaço de treinamento adequados, avaliação objetiva do treinamento e, claro, simuladores. Esses são os pilares da simulação cirúrgica. 

Empresa inovadora no ramo e com sedes em Porto Alegre, RS e São Paulo, SP, o Instituto SIMUTEC utiliza modernos conceitos educacionais e tecnologia de última geração para oferecer treinamentos individualizados baseados em simulação. Também de forma pioneira, procura fazer a transição do aluno do simulador para o paciente através de mentoria de médicos em diferentes especialidades com grande experiência profissional e acadêmica. 

Neste encerramento de mais um complicado ano pandêmico, o Instituto SIMUTEC se orgulha de permanecer aberto possibilitando a centenas de médicos com limitação no seu treinamento em seus serviços, desenvolverem suas habilidades através da simulação. Os pacientes agradecem!

As áreas mais treinadas em 2021 foram: 1º Videolaparoscopia, 2º Ultrassonografia, 3º Broncoscopia, 4º Endoscopia e 5º Artroscopia. Já os módulos mais treinados foram: 1º Sutura, 2º Point of Care, 3º Broncoscopia de Emergência, 4º Colonoscopia e 5º Artroscopia de Joelho. Foram mais de 10.000 horas de treinamentos praticados.

Desejamos a todos um Feliz Ano novo! Que 2022 venha com muita saúde e com a necessária retomada profissional. Inspiração e muita transpiração para poder oferecer aos nossos pacientes uma medicina de alta qualidade e ótimos resultados.

Quer saber mais sobre os modelos de treinamento médico, seus benefícios, validações clínicas e a importância de qualificar sua carreira através desta
opção? CLIQUE AQUI e saiba mais!



Referência: 
https://www.healthysimulation.com/surgical-simulation/