Simulação no treinamento de residentes em urologia, melhora resultados clínicos de pacientes que foram submetidos a nefrectomia parcial laparoscópica

por Equipe Instituto Simutec

Artigo do Dr. Artur Paludo, urologista, que realizou durante a sua residência mais de 240 horas de treinamento conosco, período que despertou nele o interesse pelo tema desta publicação, na qual ressalta e valoriza a importância do treinamento através de simulação em realidade virtual na qualificação profissional de médicos e médicas.

Confira abaixo os principais tópicos da publicação:

Investiga o impacto do treinamento de habilidades em cirurgia laparoscópica dos residentes na implementação bem-sucedida da nefrectomia parcial laparoscópica em um hospital público de referência no sul do Brasil.


Os resultados sugerem fortemente que o uso de treinamento de simulação para residentes de urologia melhorou o desempenho perioperatório e, mais importante, foi associado a uma melhora nas taxas de Trifecta (nenhuma complicação, margem cirúrgica negativa e diminuição mínima da função renal).


Por meio deste estudo, comprovaram que o uso do treinamento simulado também é válido para o aprendizado de cirurgias complexas como a nefrectomia parcial laparoscópica.

Acesso o link e confira a publicação na íntegra: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1931720421000659?via%3Dihub%E2%A0%80