Outubro Rosa

por Equipe Instituto Simutec

Outubro Rosa é uma campanha destinada ao combate ao Câncer de Mama. Certamente a primeira atitude que devemos tomar em relação a esta iniciativa é falar sobre isso. Esclarecer mitos e verdades, aumentando o conhecimento sobre o tema e consequentemente diminuindo o temor sobre à doença.

Um em cada três casos pode ser curado se descoberto logo no início, porém infelizmente muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico, por isso é preciso desfazer crenças sobre o câncer para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.

O que é o Câncer de Mama?

É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama, alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

O Câncer de Mama é comum no Brasil?

Sim. É o tipo mais comum depois do câncer de pele e também o que causa mais mortes por câncer em mulheres. 59.700 casos novos são estimados para este ano (2019).

Só as mulheres têm Câncer de Mama?

Não. Homens também podem ter câncer de mama, mas isso é raro (apenas 1% dos casos).

O que causa o Câncer de Mama?

Não há uma causa única, diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade sendo maior a partir dos 50 anos.

Fonte: https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-mama-e-preciso-falar-disso