Nota de Esclarecimento

por Equipe Instituto Simutec

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Instituto Simutec vem a público esclarecer informações sobre o Curso de Ultrassonografia Obstétrica voltado para profissionais graduados em enfermagem com especialização em obstetrícia e que estejam associados a locais onde ocorra a assistência obstétrica no âmbito do Sistema Único de Saúde, as quais vem sendo vinculadas em grupos médicos por aplicativos de troca de mensagens.


O curso em questão foi desenvolvido em conformidade com a resolução publicada pelo COFEN Nº 627 2020, 4 de março de 2020, com único objetivo de enfermeiros obstétricos utilizarem conhecimento em ultrassonografia para monitorar pacientes que estejam fazendo pré-natal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


O Instituto Simutec esclarece que:


- Não habilita, em nenhum dos nossos treinamentos, que os profissionais realizem os procedimentos treinados, pois devem ser complementados por outros modelos de ensino e por procedimentos realizados sob a supervisão de um profissional devidamente habilitado. A habilitação para a realização desses tipos de procedimentos é dada somente pelas sociedades de cada especialidade médica com o respaldo da AMB – Associação Médica Brasileira ou através do CFM – Conselho Federal de Medicina.


- O treinamento é focado no desenvolvimento de habilidades necessárias para a manipulação do aparelho de ultrassonografia, bem como a captura de imagens claras e precisas, não habilitando que esses profissionais façam diagnóstico ou emitam laudos de exames.


Esclarece ainda que:


- O Prof. Dr. Felipe Carneiro coordena os cursos de ultrassonografia ligados à área médica e nunca foi vinculado aos cursos oferecidos para profissionais graduados em enfermagem. 


Sendo assim, reiteramos o nosso compromisso em oferecer treinamentos que além de melhorar a habilidade dos treinandos estejam em conformidade com a legislação brasileira e assumimos o compromisso de retirar o conteúdo do ar até que tenha sido tomada uma decisão final a respeito e nos colocamos a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos que ainda se façam necessários, esclarecendo ainda que não efetuamos nenhum treinamento até a presente pois não houve demanda para tal.



São Paulo, 22 de junho de 2020.