Ao longo dos anos, em especial nas últimas décadas, o esporte de alto rendimento incorporou definitivamente a ciência como base da preparação competitiva. Avanços na área da fisiologia, nutrição, educação física, fisioterapia, psicologia, medicina do esporte, traumatologia, entre outras áreas, têm influenciado o treinamento e o desempenho dos atletas. Além disso, novas tecnologias têm exercido importante influência nos atletas, tanto no treinamento como na competição, por exemplo, simulação de situações, roupas esportivas, sistemas de avaliação eletrônica do desempenho, GPS, cronômetros, etc.
Trazendo esta realidade para o mundo da cirurgia, algumas analogias podem ser estabelecidas. Estudos têm comprovado a importância fundamental do treinamento baseado em simulação no desempenho do cirurgião. Treinamento estruturado com programa envolvendo número longo de horas, objetivos claros e avaliação dos resultados. Tudo realizado em um centro de treinamento adequadamente organizado. Assim como no esporte, o treinamento cirúrgico deve ser continuado. Alguns autores defendem um aquecimento pré-operatório com uso de simuladores, de forma semelhante aos atletas logo antes da competição (neste caso, da cirurgia). Alguns hospitais têm disponibilizado simuladores em realidade virtual para aquecimento antes de procedimentos complexos: videocirúrgicos ou robóticos.
O estudo dos aspectos ergonômicos da cirurgia traz a importância de uma preparação física e mental do cirurgião para a realização de procedimentos cirúrgicos com expressão nos resultados e na segurança cirúrgica. Assim como um atleta antes de competir, o cirurgião deve operar descansado, bem nutrido, tranquilo e sereno do ponto de vista mental. Roupas cirúrgicas confortáveis e eventuais uso de recursos como, por exemplo, música ambiental, podem auxiliar.
Novas tecnologias incorporadas a cirurgia como equipamentos, instrumentais possibilitam o cirurgião a atuar com alto nível. A incorporação de softwares de inteligência artificial e o uso efetivo da big data, associado ao aprendizado das máquinas levarão a cirurgia a um novo patamar, configurando mais um ponto de inflexão na história da cirurgia.
Confira também o conteúdo sobre atuação cirúrgica: CLIQUE AQUI
Considerando o tema, faço algumas sugestões simples para que o cirurgião melhore o seu desempenho e seus resultados: