10 ARGUMENTOS DA CIÊNCIA QUE VALIDAM O USO DA REALIDADE VIRTUAL NO TREINAMENTO MÉDICO

por Prof. Dr. Miguel Nácul

A utilização da realidade virtual no treinamento médico é muito bem embasada por crescente evidência científica. Listo aqui uma lista de evidências e estudos que podem ser úteis:

1 - Pessoas treinadas por realidade virtual (RV) tiveram erros de desempenho inferiores e maior precisão em comparação com aqueles treinados por abordagens convencionais.

*Samadbeik M, Yaaghobi D, Bastani P, Abhari S, Rezaee R, Garavand A. The Applications of Virtual Reality Technology in Medical Groups Teaching. J Adv Med Educ Prof. 2018 Jul;6(3):123-129.

2 - 250% de melhoria no gerenciamento de um incêndio na sala de cirurgia quando os alunos são treinados em RV versus leitura / palestra tradicional.

*Sankaranarayanan G, Wooley L, Hogg D, Dorozhkin D, Olasky J, Chauhan S, Fleshman JW, De S, Scott D, Jones DB. Immersive virtual reality-based training improves response in a simulated operating room fire scenario. Surg Endosc. 2018 Aug;32(8):3439-3449.

3 - Realidade virtual melhora a retenção do conhecimento em 80%.

*Sankaranarayanan G, Wooley L, Hogg D, Dorozhkin D, Olasky J, Chauhan S, Fleshman JW, De S, Scott D, Jones DB. Immersive virtual reality-based training improves response in a simulated operating room fire scenario. Surg Endosc. 2018 Aug;32(8):3439-3449.

4 - Simulação de RV realizada de forma semelhante à simulação baseada em manequim de alta fidelidade para avaliar as competências de comunicação do ACLS. O custo da simulação VR para o treinamento ACLS também foi 83% menor do que o custo da simulação baseada em manequim.

*Katz D, Shah R, Kim E, Park C, Shah A, Levine A, Burnett G. Utilization of a Voice-Based Virtual Reality Advanced Cardiac Life Support Team Leader Refresher: Prospective Observational Study. J Med Internet Res. 2020 Mar 12;22(3):e17425.

5 - O treinamento ACLS baseado em VR exigiu metade do tempo para que os alunos concluíssem e 1/4 da equipe necessária para executar simulações de VR versus simulação ACLS tradicional.

*Katz D, Shah R, Kim E, Park C, Shah A, Levine A, Burnett G. Utilization of a Voice-Based Virtual Reality Advanced Cardiac Life Support Team Leader Refresher: Prospective Observational Study. J Med Internet Res. 2020 Mar 12;22(3):e17425.

6 - Os alunos de RV ficam 275% mais confiantes para agir de acordo com o que aprenderam após o treinamento.

*The Effectiveness of Virtual Reality Soft Skills Training in the Enterprise – public report – baseado em Chai M. Tyng, Hafeez U. Amin, Mohamad N. M. Saad, and Aamir S. Malik. (2017). The Influences of Emotion on Learning and Memory. Frontiers in Psychology 2017.

*Gupta, S.C., Wantland, C.A. and Klein, S.A. (1996). Cyberpathology: Medical Concerns of VR Applications. Journal of Medicine and Virtual Reality 1996: 1 (2) 8-11.

7 - Os alunos de RV são 4 vezes mais focados do que os e-alunos.

*The Effectiveness of Virtual Reality Soft Skills Training in the Enterprise – public report – baseado em Chai M. Tyng, Hafeez U. Amin, Mohamad N. M. Saad, and Aamir S. Malik. (2017). The Influences of Emotion on Learning and Memory. Frontiers in Psychology 2017.

*Gupta, S.C., Wantland, C.A. and Klein, S.A. (1996). Cyberpathology: Medical Concerns of VR Applications. Journal of Medicine and Virtual Reality 1996: 1 (2) 8-11.

8 - O treinamento de RV é 4x mais rápido do que o treinamento em sala de aula, em média.

*The Effectiveness of Virtual Reality Soft Skills Training in the Enterprise – public report – baseado em Chai M. Tyng, Hafeez U. Amin, Mohamad N. M. Saad, and Aamir S. Malik. (2017). The Influences of Emotion on Learning and Memory. Frontiers in Psychology 2017

*Gupta, S.C., Wantland, C.A. and Klein, S.A. (1996). Cyberpathology: Medical Concerns of VR Applications. Journal of Medicine and Virtual Reality 1996: 1 (2) 8-11.

9 - Os alunos de RV são 3,75 vezes mais emocionalmente conectados ao conteúdo do que os alunos da sala de aula.

*The Effectiveness of Virtual Reality Soft Skills Training in the Enterprise – public report – baseado em Chai M. Tyng, Hafeez U. Amin, Mohamad N. M. Saad, and Aamir S. Malik. (2017). The Influences of Emotion on Learning and Memory. Frontiers in Psychology 2017.

*Gupta, S.C., Wantland, C.A. and Klein, S.A. (1996). Cyberpathology: Medical Concerns of VR Applications. Journal of Medicine and Virtual Reality 1996: 1 (2) 8-11.

10 - A simulação de RV melhora o desempenho de aprendizagem em comparação com o treinamento de simulação baseado em tela.

*Gutiérrez F, Pierce J, Vergara VM, Coulter R, Saland L, Caudell TP, Goldsmith TE, Alverson DC. The effect of degree of immersion upon learning performance in virtual reality simulations for medical education. Stud Health Technol Inform. 2007; 125:155-60.