CORONAVÍRUS: quem protege os protetores?

Em uma pandemia como a do COVID-19, o maior grupo de risco são os profissionais da saúde, em especial aqueles que trabalham na linha de frente do atendimento destes pacientes – centros de terapia intensiva e emergências. Além da exposição frequente e eventualmente continuada a pacientes infectados, estes profissionais se tornam potenciais vetores desta infecção para outras pessoas – colegas, pacientes, familiares e amigos.

CORONAVÍRUS: como acabar com a transmissão?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) através do seu diretor-geral, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, comentou na última semana, que apesar de existir uma rápida escalada nas medidas de distanciamento social, ainda não se verifica um aumento suficiente na realização de testes, isolamento e rastreamento de contatos do Corona vírus, que seria a espinha dorsal da ação contra a pandemia

Erro Médico - um tema persistente

Um dos temas mais recorrentes na área cirúrgica é o "erro médico". Problema extremamente frequente, o “erro médico” é um termo usado para eventos adversos ocorridos durante o atendimento a um paciente e que estão diretamente relacionados à ação do médico. Texto produzido por Dr. Miguel Nácul.