Novembro Azul 2020

Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019.

Instituto Simutec alia ensino à pesquisa científica

Centro de simulação especializado em treinamentos médicos com uso de realidade virtual, o Instituto Simutec é reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho educacional, em especial, na área de videocirurgia. O que muitos ainda não sabem é que, o Instituto Simutec desenvolve linhas de pesquisa em parceria com programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento.

Cirurgia de alta tecnologia: desafios a enfrentar

É importante reconhecer que o atual modelo de formação do cirurgião necessita uma cuidadosa reavaliação, uma vez que a constante aceleração da cirurgia de alta tecnologia é incompatível com um período único de treinamento restrito à Residência Médica no início da carreira.

A importância do treinamento em videocirurgia baseado em simulação

Apesar das variações nos métodos de avaliação, habilidades e parâmetros cirúrgicos, todos os estudos relataram a eficácia do treinamento de simulação na prática clínica. Cirurgiões treinados em simulador realizaram procedimentos cirúrgicos de forma mais rápida, com maior precisão e baixo percentual de erros intra-operatórios ou complicações pós-operatórias em comparação com o grupo treinado convencionalmente.

5 razões para não treinar no paciente

Em época de responsabilidade civil e bioética, o “errar é humano” não é mais aceitável por si só. Com a simulação, nós aprendemos para operar e não operamos para aprender, preenchendo uma importante premissa ética da relação médico-paciente.