MÉDICOS QUE NÃO RECICLAREM SEU CONHECIMENTO FICARÃO PARA TRÁS

Diariamente somos engolidos por novidades tecnológicas que interferem nas nossas rotinas pessoais e profissionais. E, para não ficar olhando pelo retrovisor é preciso agilidade e renovação. Cristiano Kruel defende que, independentemente de status, condição financeira ou experiência acumulada, é necessário que a pessoa ou o profissional se renove frequentemente, pois do contrário terá muitas dificuldades para entender e enfrentar o futuro.

CIRURGIÃO X ATLETA PROFISSIONAL: UMA ANALOGIA POSSÍVEL

Ao longo dos anos, em especial nas últimas décadas, o esporte de alto rendimento incorporou definitivamente a ciência como base da preparação competitiva. Trazendo esta realidade para o mundo da cirurgia, algumas analogias podem ser estabelecidas. Estudos têm comprovado a importância fundamental do treinamento baseado em simulação no desempenho do cirurgião. Treinamento estruturado com programa envolvendo número longo de horas, objetivos claros e avaliação dos resultados.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ULTRASSONOGRAFIA POINT OF CARE NA CIRURGIA PEDIÁTRICA?

A ultrassonografia point-of-care (em inglês, POCUS) é um método que determina a aquisição e interpretação das imagens pelo end-user à beira do leito, ou seja, o profissional que está diretamente tratando o paciente. Na prática diária do Cirurgião Pediátrico, o exame tem sido de extrema importância, podendo ser utilizada para complementar diversos diagnósticos e tratamentos