Simutec 5 anos: Depoimentos de ex-alunos

por Rafael dos Santos Mazzuca

Em comemoração aos nossos 5 anos entrevistamos alguns ex-alunos para que eles pudessem reproduzir em palavras a importância que o Instituto Simutec teve na formação deles como profissionais.

Para mim poder contar com um Centro de Treinamento como o SImutec durante minha formação cirúrgica foi uma experiência incrível e que eu realmente recomendo. São poucos os centros de treinamento que podem oferecer aos seus residentes um ambiente de treinamento com simuladores tão completo e diversificado quanto o SImutec e eu sempre me senti na obrigação de aproveitá-lo por saber que estava diante de uma oportunidade única. Durante a residência de cirurgia geral pude treinar desde procedimentos básicos como os primeiros nós ou simulação de cortes com instrumentos videolaparoscópicos até os mais avançados (apendicectomias e colecistectomias), inclusive em simuladores com retorno tátil. Posteriormente, durante a residência de cirurgia cardiovascular, pude treinar todos os procedimentos endovasculares da minha especialidade no simulador de angiografia com casos crônicos e ferramentas que realmente simulavam procedimentos reais. Acredito que esta foi uma oportunidade única e que realmente contribuiu para meu crescimento profissional.

Ana Tagliari - Cirurgiã Geral e Cardiovascular


1) Melhora da capacidade da visualização 2D e do manuseio fino do instrumental laparoscópico.
2) A ideia da repetição dos exercícios faz com que tu construa uma automatização dos movimentos, principalmente na parte de sutura laparoscópica.
3) A evolução nos exercícios também te ajuda a criar uma propriocepção do instrumento laparoscópico.

Marcelo Rombaldi - Cirurgião Geral e Residente em Cirurgia Pediátrica


Participei dos treinamentos no instituto Simutec durante toda a residência em Ginecologia e Obstetrícia e no ano de especialização em Endoscopia Ginecológica. Com certeza minhas habilidades em cirurgia videolaparoscópica foram aprimoradas, contribuindo para a minha formação e a segurança dos procedimentos e dos pacientes.

Camila Bessow - Ginecologia e Obstetrícia

#simutec5anos