Registro Evento Arthro na Copa

por Equipe Instituto Simutec

Vinte e dois médicos – residentes, especialistas e professores –  de serviços da Grande Porto Alegre e do interior do Estado participaram da demonstração do simulador e das palestras ministradas pelo Dr. José Mauro Zimmermann Júnior, ortopedista, cirurgião de joelho, e pelo Dr. Ricardo Canquerini, ortopedista, cirurgião de ombro e joelho – ambos mestres em Cirurgia pela UFRGS.
O Dr. Canquerini avaliou o impacto da simulação com realidade virtual no treinamento médico na área. “A simulação em Artroscopia do Ombro e Joelho é um avanço significativo na forma como treinamos e nos preparamos para cirurgias”, afirmou, ressaltando as vantagens em relação ao método tradicional baseado na observação de cirurgiões mais experientes e no treino em modelos plásticos ou cadáveres. “O simulador nos permite mais horas de treinamento. Assim, adquirimos as habilidades necessárias para fazer procedimentos médicos complexos antes mesmo de realizá-los no paciente”, completou.
O especialista destacou que o simulador utilizado, o Arthro Mentor da Simbionix, tem, além de todo o treinamento básico de habilidades cirúrgicas, módulos de joelho e ombro com as técnicas mais avançadas para o tratamento das lesões do esporte. “É possível realizar de forma simulada cirurgias de ruptura do ligamento cruzado do joelho, lesões de menisco, lesões dos tendões do ombro (manguito rotador) e lesões ligamentares do ombro causam luxação”, explicou, acrescentando que essas lesões acometem os praticantes de futebol e também de inúmeros outros esportes. “Num futuro próximo, mais e mais procedimentos podem ser inseridos no simulador. E com o avanço da tecnologia, imagine a possibilidade de inserir o exame de imagem de uma determinada lesão no simulador, planejar e realizar a cirurgia antes mesmo de levar o paciente ao bloco cirúrgico”, concluiu.
Para oferecer uma oportunidade inédita de aprofundamento no tema, será realizado o primeiro curso de Introdução à Artroscopia, voltado para residentes da área e especialistas, nos dias 30 de agosto e 1º de setembro. Interessados devem solicitar informações e reserva de vagas pelo telefone/ WhatsApp 51 98136-5205.